Sacolas Plásticas – Reciclagem é a solução

As polêmicas das sacolas plásticas

As polêmicas das sacolas plásticas não param de aparecer em jornais, principalmente, em matérias sobre o meio ambiente. Mas será que proibi-las ou acabar com elas seria a solução? Algumas pesquisas mostram que a reciclagem é a solução, e nós vamos falar um pouco sobre isso, continue lendo.

Para que a reciclagem seja uma solução eficiente é necessário uma reeducação da população para evitar o descarte incorreto e investimento da parte dos governantes.

O plástico se tornou um vilão nos últimos tempos, mas medidas populistas é o que se tem adotado aproveitando-se da necessidade do ser humano de proteger e cuidar do meio ambiente, são medidas drásticas, ineficazes e que acabam com empregos, destroem empresas e suprimem a liberdade das pessoas.

Sacolas compostáveis ou biodegradáveis

Baseado na liberdade de escolha do cliente e do cidadão é que a Stile produz sacolas biodegradáveis personalizadas, porém, sabemos que as sacolas “verdes” obrigatórias na cidade de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RG e outras cidades, na verdade, não são tão verdes assim, elas não degradam-se em qualquer lugar, é necessário uma compostagem industrial, ou seja, se descartadas incorretamente nada resolverá.

Uma pesquisa realizada pelo biólogo marinho Richard Thompson com seus alunos de pós-graduação da universidade Plymouth mostrou que as sacolas compostáveis ou biodegradáveis distribuídas em supermercados não são a alternativa adequada, e a razão é simples, elas não podem ser recicladas e nem misturadas com outros produtos recicláveis, atrapalham e muito a reciclagem. Por incrível que pareça, as sacolas convencionais sem aditivos são melhores, resistentes, reutilizáveis e recicláveis.

De acordo com Thompson, talvez o melhor futuro para as sacolas plásticas seja reverter o processo e manter a propriedade que as tornou tão populares no começo: a durabilidade.

Fonte: National Geographic Brasil – https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2019/05/sacola-plastica-saco-biodegradavel-plastico-supermercado-compra-enterrada-reciclagem-uso-compostagem

Pontos de reciclagem ou Ecoponto

Incentivar a reciclagem, principalmente das sacolas plásticas convencionais, é algo muito importante, isso é possível através de medidas como as realizadas pela prefeitura de São Paulo que espalhou diversas lixeiras para descarte do lixo reciclável e, além disso, disponibilizou centenas de ecopontos por toda a cidade.

Essas medidas adotadas em São Paulo/SP, acreditamos, são corretas e eficientes, agora cabe a população entender e aderir a proposta e não descartar o lixo em locais inadequados. Se essas medidas fossem adotadas pelos governos anteriores, muito empregos seriam mantidos e um desgaste desnecessário seria evitado.

Na reciclagem o plástico se transformará em diversos produtos úteis para a população e evitará muitos danos ao meio ambiente.

Resumindo, não é necessário punir a população para proteger o meio ambiente, medidas simples e baratas para incentivar a reciclagem podem resolver o problema.

A pesquisa realizada por Thompson não é a primeira a chegar numa conclusão como esta, diversas outras pesquisas também chegaram a mesma conclusão. Será que os governantes ficarão de braços cruzados sabendo de uma informação tão importante e comprovada através de estudos científicos?

Nós podemos fazer a diferença no mundo com simples atitudes, vamos reciclar o que pudermos, vamos reutilizar o que for reutilizável e vamos evitar o descarte inadequado do lixo.

Tags: | | | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *