Projeto de lei para proibir o uso de copos descartáveis e sacolas plásticas em Santa Cruz-RS

Um projeto de lei de autoria do vereador Francisco Carlos Smidt ( Carlão Smidt) na cidade de Santa Cruz-RS quer proibir o uso de copos descartáveis e sacolas plásticas na região.

O vereador Carlão Smidt (PTB) protocolou no dia 05 de outubro deste ano na Câmara um projeto de lei para proibir, sob pena de multa, a utilização e comercialização de copinhos e sacolas plásticas, exceto os biodegradáveis, nos estabelecimentos comerciais do município.

Pela nova proposta, os copos e sacolas ficariam proibidos em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares – o projeto não cita diretamente os supermercados, onde hoje há a maior demanda por sacolinhas. O prazo para os estabelecimentos seria de dois anos a partir da publicação da lei. Quem descumprisse ficaria sujeito a advertência e, em caso de reincidência, multa.

Esse movimento é mundial e o objetivo é reduzir os danos causados ao meio ambiente pelo uso excessivo de materiais plásticos. Muitas cidades estão adotando o mesmo projeto. Algumas cidades como São Paulo-SP. Rio de Janeiro-RJ e no Distrito Federal a lei já está valendo.

Nossa opnião

A indústria plástica gera milhares de empregos. O plástico é um material nobre, tem inúmeras utilidades em vários ramos. A indústria de reciclagem plástica gera milhares de empregos.

A indústria brasileira ainda não está preparada para atender a demanda de produtos biodegradáveis e a maioria das prefeituras fazer acordos ‘injustos’ com determinadas fábricas para produção do plástico ecológico.

Além disso, acreditamos que a reciclagem é a solução para nosso planeta, a responsabilidade é de todos, governos, civis e instituições privadas.

E a questão não é se você é a favor ou contra a proibição dos plásticas, mas o que você está fazendo para cooperar com o meio ambiente (Comportamento, atitudes e ações).

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *